jusbrasil.com.br
15 de Outubro de 2018

O Comodismo na Advocacia!

Amon Luis Santana Rêgo Dantas, Advogado
há 8 meses

A vida de advogado realmente não é fácil! A cada novo dia na prática jurídica vão se somando novos clientes e novos processos, mas com eles também somam-se os problemas, sendo preciso muita força de vontade, organização, responsabilidade e o chamado "jogo de cintura" para lidar com todos eles.

É no início da carreira que muitos buscam dar o melhor de si. Os clientes são tratados da melhor maneira possível e as Petições são protocoladas em tempo recorde. Porém, com o desenrolar da carreira, diversos Advogados tomam uma postura cada vez mais cômoda no mercado de trabalho, acarretando em um serviço de péssima qualidade e consequentemente em um completo descontentamento de seus clientes. É exatamente neste momento que o Advogado opta entre uma carreira destacada e de sucesso ou será apenas mais um profissional que passa despercebido no mercado de trabalho.

Infelizmente, é cada vez mais comum encontrar pessoas desrespeitadas e decepcionadas com a qualidade do serviço prestado pelo profissional. Há muitos casos onde os clientes contratam, pagam os honorários acordados, assinam a documentação necessária e, meses depois, descobrem que nem a Petição Inicial fora protocolada ainda, e o pior, nem mais conseguem contato com o Advogado. Casos como este vem acontecendo de forma cada vez mais corriqueira, gerando bastante desgaste na imagem da Advocacia perante a sociedade.

Com o passar do tempo, muitos profissionais se acomodam na situação econômica em que se encontram, perdem a ambição e não traçam objetivos profissionais relevantes, como ocorria no início da carreira. Deixam de lado os detalhes que o ajudariam a crescer profissionalmente e se destacar dos demais Advogados.

No contato diário com algumas pessoas que já se decepcionaram com o serviço prestado por algum Advogado e acabaram buscando outros profissionais, é fácil perceber que o Advogado que se destaca, em muitas ocasiões, é aquele que se faz responsável, ético, e que zela pelos direitos daquele que o contrata de forma honesta, mesmo sem muita experiência ou títulos acadêmicos (que continuam sendo de extrema importância também).

Muito se fala em Concorrência no Mercado de Trabalho, porém, cada profissional tem a opção de escolher com qual classe de Advogado vai concorrer, se com a classe dos que desempenham um papel de destaque na advocacia, ou com aqueles que se acomodaram e não passam de estatísticas no quadro da OAB, estagnados profissionalmente.

A jornada realmente é difícil. A advocacia exige muito do profissional, principalmente aquele que almeja uma posição de destaque. Mas como diz o douto Rui Barbosa: "Maior do que a vergonha de não ter vencido é a de não ter lutado!".

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente Artigo Dr. Amon continuar lendo

Muito Obrigado, Henrique. continuar lendo

Não há Concorrência no Mercado de Trabalho.
A jornada realmente é difícil. A advocacia exige muitíssimo do profissional, principalmente aquele que se faz responsável, ético e que zela pelo direito daquele que o contrata de forma honesta.
Infelizmente, o desestudo, as deficiências de leitura, alunos mal preparados de hoje são os "ADEVOGADOS" e não "ADVOGADOS" estagnados e comum, pede mal e escreve pior, têm caráter do comodista de quem evita assumir responsabilidade hão de perdurar.
Projeto acaba com uso de Vossa Excelência e doutor no tratamento a autoridade e isto, em final de contas, é o que vale. "Os fins justificam os meios". continuar lendo

Na verdade isso se aplica a todas as áreas da vida adulta. Aliás, isso é o que separa meninos de homens. Eficiência e atitude deveriam ser o básico, mas como vivemos numa sociedade repleta de medíocres, isso acaba sendo, erroneamente, uma QUALIDADE, ou seja: nem é algo difícil de se alcançar. Basta vontade, bom senso e respeito ao cliente e a si mesmo. continuar lendo

Ótimo artigo. Bom para refletir onde podemos chegar. continuar lendo