Entre no Jusbrasil para imprimir conteúdo de Decisões

Imprima Decisões de vários Tribunais em um só lugar

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2018

5 Dicas para o Advogado Recém-Formado

Muitas são as dificuldades quando iniciamos nossa carreira na Advocacia. Por este motivo, algumas dicas são primorosas para a diminuição dos erros e para a consolidação no mercado de trabalho no início da carreira.

Amon Luis Santana Rêgo Dantas, Advogado
há 9 dias

01. ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO

 Não são raros os casos de Advogados (as) que acabam se atrapalhando com a documentação dos clientes, com os prazos processuais e com os horários das audiências e reuniões. Quanto maior a Cartela de Clientes, maiores serão as dificuldades em administrar tudo isso.

 Sendo assim, é muito importante que desde o início da carreira o profissional busque meios de organizar seu trabalho. É importante organizar a documentação dos clientes de forma que não se percam ou não se misturem. A simples identificação, por exemplo, com o NOME DO CLIENTE, NOME DA CAUSA, PROCESSOS EM ANDAMENTO, PROCESSOS ARQUIVADOS, dentre outras formas, dará maior celeridade ao trabalho e não causará transtornos no futuro.

 Ainda, é importante que o (a) advogado (a) saiba administrar seus horários. Sendo assim, procure criar uma agenda somente para as tarefas do Escritório, com os DIAS, HORÁRIOS, LOCAIS, PRAZOS E PROCESSOS bem identificados, de forma que jamais deixe de cumprir uma obrigação por “desleixo profissional”.

02. ATENDIMENTO DIFERENCIADO

 Ninguém gosta de ser mal atendido. Seja em uma lanchonete, em um restaurante, em uma oficina mecânica, em uma clínica médica ou em um Escritório de Advocacia, os clientes sempre darão preferência aos locais onde são bem atendidos.

 Procure atender seus clientes (ou potenciais clientes) da melhor maneira possível. Trate-os com RESPEITO, HONESTIDADE e PROFISSIONALISMO. Lembre-se que são eles que geram lucros ao Escritório e são para eles que você presta serviço. Mesmo que um ou outro cliente não assine um contrato com você, procure sempre causar a melhor impressão possível para ele, pois futuramente este cliente pode retornar ao seu Escritório ou até mesmo indicar seus serviços para outras pessoas.

 Seja sempre honesto com seu cliente. Jamais prometa o que não pode cumprir, estabeleça prazos (se possível) para protocolar as petições e seja correto ao cumpri-los. Jamais deixe de entrar em contato com seus clientes e lhes informar sobre a situação de seus Processos. Informe-os com antecedência sobre as datas das reuniões ou audiências para que possam se preparar e se organizar da melhor maneira possível. Com o mercado de trabalho cada vez mais repleto de novos Advogados, um atendimento de qualidade pode ser o diferencial responsável pela escolha de mais pessoas pelos seus serviços.

03. NÃO SEJA CENTRALIZADOR

 A carreira como Advogado (a) é repleta de altos e baixos, de vitórias e derrotas. Ao longo do tempo, o (a) Advogado (a) vai ganhando experiência profissional e vai aprendendo a lidar com os problemas que vão surgindo ao longo do tempo.

 Por este motivo, é muito importante que você não ignore a opinião de amigos, familiares, professores ou colegas que já estejam no mercado de trabalho a mais tempo que você. Nunca deixe de ter sua opinião, seu planejamento e sua forma de trabalhar, porém, jamais deixe de aprender com os mais “rodados” na área em que você atua. Seja sempre humilde ao ouvir um conselho de um colega de profissão, pois pode ser de grande utilidade para você principalmente no início de sua carreira.

 Ademais, ao buscar a opinião de outros profissionais, você estará abrindo portas a novas parcerias e a novas amizades. Nenhum Advogado (a) (ou qualquer outro profissional) é capaz de ser bem sucedido sem a contribuição de outras pessoas.

04. NUNCA ABANDONE OS ESTUDOS

A área jurídica é sempre um campo que se modifica ao passar do tempo. Muitas leis são elaboradas, outras modificadas e tantas outras são extintas. Ademais, o posicionamento doutrinário e jurisprudencial vão sendo remodelados com o passar do tempo.

Por este motivo, é imprescindível que o Advogado (a) jamais deixe de se atualizar nos estudos. Procure se atentar às modificações legislativas e doutrinárias, e sempre invista em novas leituras, em cursos e especializações. Desta forma você jamais se tornará aquele Advogado ultrapassado, e prestará sempre o melhor serviço à seus clientes.

05. SEJA PACIENTE

 É muito comum que algumas pessoas, assim que saem da faculdade, criem a idéia de que em pouco tempo no mercado de trabalho já realizará todos os seus sonhos e objetivos, já conquistará sua independência financeira e se tornará referência profissional.

 Na prática não é bem assim. O sucesso profissional e o sucesso financeiro são objetivos que vão sendo conquistados ao logo do tempo. Construir uma carreira sólida demanda tempo e esforço do profissional. São necessárias várias horas de trabalho, de dedicação e foco para que todas as suas metas sejam alcançadas.

 Sendo assim, procure sempre trabalhar com honestidade. Respeite todos os seus clientes e colegas de profissão e jamais queira ganhar prestígio tentando destruir a imagem ou a dignidade de outras pessoas. Procure construir sua carreira de maneira consolidada, para que no futuro ela não seja destruída. Como diz a brilhante frase de um autor desconhecido, “A MAIOR MALANDRAGEM NOS DIAS DE HOJE É SER HONESTO!”.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótimo texto, hj em dia, na pratica o que vemos são os advogados novos que não dão nem Bom dia ou Boa tarde. ainda falta humildade nas pessoas. continuar lendo

Que belo texto! Agradeço por compartilhá-lo conosco. Comungo das mesmas opiniões.
Abraço e muito sucesso profissional em sua carreira. continuar lendo

Obrigado, Honoria Santos.
Desejo o mesmo a você. Forte abraço continuar lendo

Obrigado por compartilhar os seu conhecimento! continuar lendo